Bancos Sociais realizam encontro com mais de 250 entidades de Porto Alegre
Os Bancos Sociais reuniram 250 entidades beneficentes na confraternização de final de ano, realizada no dia 9 de dezembro, nas instalações dos Bancos Sociais. No encontro foram partilhados os resultados das ações realizadas em 2011, certificadas 46 cozinhas “Nota Dez”, e distribuídos centenas de brindes para uso das entidades. O evento foi aberto pelo Diretor Superintendente dos Bancos Sociais, Paulo Renê Bernhard, juntamente com a Assistente Social da FGBS, Maria de Lourdes Giongo, e o Presidente do Banco de Alimentos de Porto Alegre, Antonio Parissi. Os convidados também assistiram à apresentação do músico Marcos Krapf Silva, interpretando sucessos da música brasileira.
A Fundação oferece capacitação profissional gratuita às pessoas carentes. Muitos dos alunos que já se capacitaram ficaram sabendo dessa oportunidade através das entidades beneficiadas pelos Bancos Sociais. Para que os funcionários dessas entidades possam orientar as pessoas carentes atendidas e estimular a realização dos cursos, foi realizado e apresentado na oportunidade um vídeo com relatos de alunos e ex-alunos participantes desse projeto. Paulo Renê ressaltou que essa é uma grande oportunidade na vida das pessoas atendidas nas instituições “Mais de 1.000 pessoas já se formaram nos cursos dos Bancos Sociais, pessoas indicadas pelas instituições de vocês. Elas ficam extremamente felizes, pois muitos nunca tiveram uma oportunidade na vida, e aqui aprendem uma profissão, além de ganhar a certificação do SENAI-RS, o que abre portas para elas” disse. Todo o curso, material didático, alimentação, uniforme, vale-transporte e certificação são oferecidos gratuitamente aos alunos pela FGBS, Senai e Sesi.
A equipe de Nutrição, liderada pelas Nutricionistas Adriana Lockmann e Mariana Brito, apresentou vídeo dos Projetos de Nutrição desenvolvidos pelas nutricionistas e Estagiárias do Banco de Alimentos. O vídeo mostrou o dia a dia da equipe que luta para melhorar a saúde, a segurança alimentar e a auto-estima de milhares de crianças, adolescentes, adultos e idosos atendidos nas instituições beneficentes. Outro momento que ressaltou o trabalho da equipe de nutrição foi a entrega dos certificados “Cozinha Nota Dez”, às instituições atendidas pelo Banco de Alimentos, e que conseguiram implantar, através do auxílio da equipe de nutrição do Banco de Alimentos, um padrão correto de higiene e segurança alimentar em suas cozinhas. Ao todo, quatro entidades ganharam a certificação Cozinha Nota 10 – Categoria Ouro, e 42 foram agraciadas com a certificação Cozinha Nota 10 – Categoria Prata. O Banco de Alimentos trabalhou com 82 instituições em 2011, auxiliando na implantação desta cultura essencial ao bom funcionamento das
cozinhas e saúde das pessoas atendidas. Foram certificadas, na categoria ouro, as entidades: Creche Comunitária Vó Ana; Instituto Pequena Casa da Criança; Escola de Educação Infantil Santa Catarina; e Centro de Atendimento Comunitário Morro da Cruz.
Mais de 200 brindes produzidos ou reformados pelos Bancos Sociais foram entregues às entidades beneficentes através de um sorteio muito animado. Estantes e livros, computadores, mesas, brinquedos, carrinhos de bebes, ventiladores, e muitos outros que ajudarão nas rotinas das instituições. O evento foi encerrado com um coquetel de confraternização, e a promessa de que em 2012, esta parceria continuará dando uma vida mais digna e feliz a milhares de pessoas.
27/12/11