CEARÁ estuda criação de Banco de Alimentos inspirado no modelo gaúcho
Antônio Maurício Pinheiro Jucá, que já foi prefeito de Senador Pompeu (CE), presidente do
Banco de Alimentos de Porto Alegre, Paulo Renê Bernhard, e o vice-presidente, Antônio Parissi
O Estado do Ceará pode ser o próximo do Nordeste a adotar a metodologia do Banco de Alimentos de Porto Alegre. Nesta semana, o presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (Codessul), Antônio Maurício Pinheiro Jucá, visitou a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS para conhecer as instalações e o funcionamento dos Bancos Sociais, com foco especial no Banco de Alimentos.
A iniciativa busca implantar um sistema similar no Ceará para combater a fome, replicando o modelo que já foi adotado pelo Rio Grande do Norte em 2006, por meio do Banco de Alimentos de Natal, que segue a metodologia de Porto Alegre. A proposta inicial é a criação de um Banco de Alimentos na região do Codessul, que abrange oito municípios no centro do Estado: Acopiara, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole.
O Codessul tem como objetivo fomentar o desenvolvimento regional e melhorar a qualidade de vida da população. A implantação do Banco de Alimentos é vista como um primeiro passo, com possibilidades de expansão para outros setores econômicos, em um processo semelhante ao dos Bancos Sociais da FIERGS, que já contam com 14 unidades especializadas.
14/03/25