Bancos Sociais da FIERGS recebem visita de Rejane Paz Bier e Lucila Osório
Os Bancos Sociais da FIERGS receberam, no dia 22 de outubro, a visita de Rejane Paz Bier, esposa do Presidente da FIERGS, Cláudio Bier, e Lucila Osório, Presidente do Banco de Vestuários da FIERGS, que apreciaram os projetos dos Bancos Sociais, focados em economia circular e ESG. Durante a visita, foi ressaltada a importância de transformar resíduos em benefícios sociais, promovendo sustentabilidade através da reutilização de materiais que seriam descartados. Esses projetos não apenas geram impacto ambiental positivo, mas também fortalecem o compromisso social dos Bancos Sociais ao capacitarem pessoas e criarem novas oportunidades de inclusão.
Um exemplo claro de economia circular foi apresentado no Banco de Vestuários, onde resíduos têxteis da indústria são reaproveitados em produtos como roupas e bolsas. Através dessa abordagem, os Bancos Sociais demonstram que sustentabilidade e responsabilidade social podem caminhar juntas, ao transformar o que antes era desperdício em itens funcionais e de valor, provando que a beleza pode ser criada a partir do reaproveitamento de materiais. O impacto ESG vai além do meio ambiente, promovendo inclusão social e novas chances de renda.
A visita também reforçou o papel dos Bancos Sociais na aplicação dos princípios ESG em todas as suas ações. Seja na distribuição de alimentos ou na criação de oportunidades a partir de resíduos têxteis, os Bancos Sociais da FIERGS integram sustentabilidade, responsabilidade social e governança em seus projetos. A combinação de economia circular e práticas ESG coloca os Bancos como referência em transformar vidas e preservar o meio ambiente, reforçando o compromisso com um futuro mais sustentável e inclusivo.
Na oportunidade foi apresentado o impacto social das iniciativas dos Bancos Sociais, que durante as enchentes recentes doaram mais de 4 milhões de quilos de alimentos às famílias afetadas. Além dos alimentos, os Bancos Sociais também forneceram materiais de construção, móveis, eletrodomésticos (geladeiras, fogões, micro-ondas, máquinas de lavar roupas), roupas de cama, produtos de higiene e limpeza, entre muitos outros itens, auxiliando milhares de pessoas em diversas cidades, reforçando seu compromisso com a solidariedade e a sustentabilidade.
A tarde foi marcada por trocas valiosas e admiração mútua, onde o trabalho dedicado de Lucila Osório e a sensibilidade de Rejane Paz Bier ressaltaram o impacto humano e social dos Bancos Sociais da FIERGS, reforçando o compromisso de todos com a solidariedade e a transformação em benefício dos que mais precisam.
29/10/24