Cresce a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul
Foi inaugurado ontem, 29, o Banco de Alimentos de Gravataí, e com este, já são 11 os Bancos de Alimentos existentes no Rio Grande do Sul. A cerimônia teve a participação de grande número de autoridades e lideranças da cidade, destacando a presença de Jorge Luiz Buneder, Coordenador do Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), e Paulo Renê Bernhard, Presidente da Rede de Banco de Alimentos do RS.
Na oportunidade foi apresentada a equipe diretiva do Banco, que tem como Presidente da Diretoria Executiva, o Professor e Advogado Roberto Bastiani, e como Presidente do Conselho de Administração, o Empresário Romeu Paulo Pessato.
O primeiro Banco de Alimentos foi fundado no ano 2000, pela FIERGS. O Projeto Banco de Alimentos multiplicou-se pelo Estado, e para estabelecer diretrizes, objetivos e padronização de atividades que norteiam os Bancos de Alimentos, foi criada em 2007, a primeira Rede de Bancos de Alimentos do País.
A fácil metodologia do projeto permite que o Banco de alimentos seja implantado em cidade de qualquer porte do Brasil, ajudando a minimizar a fome, a desnutrição, a obesidade e doenças provenientes da má alimentação. Somente em Porto Alegre, o Banco de Alimentos distribuiu desde a sua fundação, mais de doze milhões de quilos de alimentos. São 250 toneladas mensais de alimentos entregues a 331 instituições carentes da capital.
Ainda em 2009, a Rede de Bancos de Alimentos inaugurará mais três Bancos nas cidades de Cruz Alta, Venâncio Aires e Rio Grande.
30/10/09