Dia Mundial da Alimentação
Hoje, 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, para comemorar a fundação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), criada em 1945. A comemoração da data tem como objetivo principal conscientizar a humanidade em relação a situação das milhares de pessoas no mundo que passam fome ou estão desnutridas, e promover no mundo a participação da população na luta contra a fome.
A FAO afirma que no ano de 2009, o planeta superará o número de 1 bilhão de pessoas desnutridas. Também foi constatado que devido o período de crise, a fome na América Latina e Caribe aumentou quase 13% entre 2008 e 2009, revertendo os avanços dos últimos anos. São 53 milhões de pessoas subnutridas, um regresso que pode ser comparado aos números dos anos 90.
O Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul representa uma das maiores forças no combate a fome no País, e já arrecadou, selecionou e distribuiu mais de 12 milhões de quilos de alimentos a entidades carentes previamente cadastradas. As cidades de Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Guaíba, Canoas, Vale do Sinos, Viamão, Camaquã, Santana do Livramento, Imbé, e Cruz Alta, já contam com o Banco de Alimentos. A experiência adquirida no Rio Grande do Sul proporcionou a multiplicação do Banco em outros Estados, inaugurando em 2008, o Banco de Alimentos no Rio de Janeiro.
Somente em Porto Alegre, o Banco de Alimentos beneficia 331 instituições, doando por mês 250 toneladas de alimentos. O Banco de Alimentos representa o combate à desnutrição e a obesidade, gerando mais saúde, bem-estar, menor evasão e melhor assimilação na escola, diminuição da violência, maior inclusão social, mais respeito, mais dignidade e mais cidadania para o povo.
No Brasil, o Banco de Alimentos está mudando a triste realidade da fome. No dia Mundial da Alimentação, e em todos os outros dias do ano, o Banco de Alimentos e seus Líderes Voluntários lutam para combater a fome, junte-se a nós.
16/10/09