A importância da Vitamina A durante a gestação
A nutrição adequada deve começar durante a gestação e continuar após o nascimento. A vitamina A é um nutriente essencial para o organismo, pois está relacionada a diversos processos metabólicos e apresenta especial importância durante a gestação. A deficiência de vitamina A é prevalente em muitos países, incluindo o Brasil. |
Essa vitamina desempenha importante papel no período de formação do embrião e no crescimento do feto, atuando mais especificamente no desenvolvimento do coração, olhos e ouvidos. Sua ingestão deficiente ou excessiva está associada a defeitos congênitos. O consumo adequado de alimentos fonte de vitamina A garantirá a formação de reservas adequadas deste nutriente pelo feto, principalmente no 3º trimestre de gestação. A vitamina está presente em alimentos de origem animal e nos vegetais encontra-se sob a forma de provitamina A (carotenóides) que são precursores da vitamina A, ou seja, ela passa por uma conversão em nosso organismo, que ocorre no intestino e fígado para se tornar ativa, além de possuir ação antioxidante.
Alimentos Fonte de Vitamina A: vísceras (principalmente o fígado), gema de ovo, leite e derivados integrais.
Alimentos Fonte de provitamina A: vegetais verde escuros (espinafre, brócolis e folhas novas de vários vegetais), vegetais amarelos (abóbora e cenoura) e frutas amarelo-alaranjadas (manga, pêssego e mamão).
Quantidade de alimentos necessários para o fornecimento de bom aporte de vitamina A (consumir no mínimo uma vez por semana em dias alternados):
18/02/11